Anamatra descerra placa em homenagem aos seus 40 anos

Também foi inaugurado painel com a linha do tempo do movimento associativo e dos Conamats

Os 40 anos de história, lutas e conquistas da Anamatra foram lembrados nesta quarta-feira (28/9), na sede da Associação em Brasília, em solenidade de descerramento da placa em homenagem às quatro décadas de fundação da entidade. Na ocasião, as 24 Amatras também foram homenageadas com painel com a linha do tempo do movimento associativo, bem como das dezoito edições do Congresso Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat) com seus respectivos temas.

Ao abrir o evento, o presidente da Anamatra, Germano Siqueira, falou do que denominou “bifrontalidade estatutária” da entidade, que atua não só em defesa das garantias da Magistratura, mas também dos direitos sociais. “Esse andar junto é uma característica que talvez distinga a Anamatra de outras entidades”, destacou. Segundo o magistrado, esse é um caminho construído ao longo dos 40 anos. “Desde os primeiros Conamats, a defesa do diálogo social da Magistratura com a sociedade é algo consagrado nas teses votadas no Conamats”, exemplificou.

O evento foi prestigiado por diversos ex-presidentes da Anamatra, entre eles o juiz Antônio Carlos Chedid, (biênio 1987/1989), dirigente mais antigo presente ao ato, a quem coube falar em nome dos demais. O magistrado, que presidiu a entidade na época da Assembleia Constituinte, fez um resgate histórico de momentos importantes na história da Associação. “As associações construíram tudo o que temos hoje em matéria de conquista. Os magistrados, individualmente, não conseguiriam”, afirmou.

Chedid também falou de tempos de dificuldades de estrutura física da entidade e das lutas no processo constituinte, quando inclusive sofreu ameaças pela atuação que desenvolvia. Com relação aos tempos atuais, defendeu melhores condições de trabalho para a primeira instância. “Estamos regredindo. Hoje o juiz tem medo da comunidade, dos conselhos, da ouvidoria, do disque-denúncia. Não estamos dando ao juiz uma blindagem para que ele possa exercer a Magistratura de forma independente, com êxito e coragem. Precisamos desenvolver políticas públicas ainda mais fortes e prestigiar o primeiro grau”, defendeu.

Autoridades – Diretores da Anamatra e presidentes das 24 Amatras prestigiaram o evento. Também compareceram à solenidade os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Arantes, João Oreste Dalazen, Kátia Magalhães Arruda, Lelio Bentes e Luiz Philippe Vieira de Mello Filho; os ex-presidentes da Anamatra Antonio Carlos Facioli Chedid, Beatriz Pereira, Grijalbo Coutinho, Gustavo Tadeu Alkmim, Hugo Mello Filho, Ivanildo Andrade, Maria Helena Mallmann, Paulo Schmidt e Renato Sant'Anna; o presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores de Tribunais Regionais dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), desembargador, Lorival dos Santos; e os presidentes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), respectivamente, João Ricardo Costa e Roberto Veloso; entre outras. 

Clique aqui e confira o álbum da solenidade

 

 

_________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Assessoria de Imprensa
Anamatra
Tel.: (61) 2103-7991

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra