CNJ disponibiliza PJe 2.0 para tribunais

Nova versão entra agora na fase de homologação

Os tribunais brasileiros poderão baixar, a partir desta segunda-feira (22/8), a versão 2.0 do Processo Judicial Eletrônico (PJe), sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ao disponibilizar a nova versão aos órgãos do Judiciário, o sistema poderá começar a ser testado nas unidades judiciárias onde deverá operar assim que for aprovado para uso (homologado). Desde junho, a versão 2.0 estava em fase de testes no CNJ.

O PJe 2.0 entra agora na fase conhecida como homologação, que demanda a elaboração de um cronograma de capacitação dos servidores que começarão a utilizar a nova versão do sistema. Nessa fase serão identificados possíveis problemas no uso da ferramenta e a Divisão de Gestão do PJe do CNJ avaliará quais correções precisarão ser feitas no código do programa.

Caso não seja necessário corrigir o sistema, o tribunal poderá dar o PJe 2.0 como homologado e começar a atualizar os conhecimentos da sua força de trabalho, de acordo com as novidades introduzidas pela mais recente versão do PJe.

processo de homologação terá a participação de tribunais que utilizam o PJe há mais tempo, que se encarregarão de auxiliar a implantação da versão 2.0 nas cortes que adotaram o sistema mais recentemente. Nesse sentido, equipes do CNJ que trabalham no desenvolvimento da ferramenta visitarão alguns tribunais.

Atualização – O PJe é um sistema desenvolvido pelo CNJ por meio do qual tramitam atualmente 8,5 milhões de ações judiciais eletronicamente em 54 tribunais de todos os ramos do Poder Judiciário. Durante o desenvolvimento da sua mais recente versão, utilizada pelos órgãos do Judiciário brasileiro desde 2011, o sistema passou por uma atualização tecnológica para dar mais usabilidade ao produto, favorecer a acessibilidade, baseada na empatia com o usuário.

* Com informações da Agência CNJ de Notícias

 

_________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Assessoria de Imprensa
Anamatra
Tel.: (61) 2103-7991

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra