Terminou nesta sexta-feira (10/6), em Genebra, a 105ª Conferência Internacional da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O evento teve este ano foco no debate sobre o trabalho decente nas cadeias mundiais de produção, bem como acerca do Trabalho Decente para Paz, Segurança e Revisão da Recomendação nº 71 da OIT (1944). A Anamatra integrou a delegação brasileira presente ao evento.
Um dos resultados da Conferência foi a apresentação de um relatório (clique para ler versão em inglês) sobre as cadeiras produtivas. “O documento traduz avanços e indica rumos a seguir, especialmente no campo da governança pública, mas também na privada. Empodera, ademais, a OIT, no painel de dirigir as evoluções da temática”, ressalta o vice-presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano. O magistrado lamenta, contudo, a falta de perspectiva da celebração de uma convenção internacional sobre o tema, notadamente pela resistência de países como os EUA e a China. “Eis aí algo a lamentar, na minha opinião".
Cadeias produtivas
Cadeia Produtiva é o conjunto de atividades que se articulam progressivamente desde os insumos básicos até o produto final, incluindo distribuição e comercialização, constituindo-se assim, em segmentos (elos) de uma corrente. Trata-se de uma sucessão de operações (ou de estágios técnicos de produção e de distribuição) integradas, realizadas por diversas unidades interligadas como uma corrente, desde a extração e manuseio da matéria-prima até a distribuição do produto.
_________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Assessoria de Imprensa
Anamatra
Tel.: (61) 2103-7991