Educadores da Bahia recebem noções de Direito do Trabalho

Amatra 5 capacitou multiplicadores para o programa TJC

“A educação é plataforma que serve de base para a realização de todos os outros direitos fundamentais”. Foi com essas palavras que a presidente da Amatra 5 (BA), Rosemeire Fernandes, abriu nesta quarta-feira (1º/06) o seminário de formação de multiplicadores do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, iniciativa da Anamatra coordenada pela entidade no estado da Bahia, que tem o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT6) e patrocínio da Caixa Econômica Federal. O evento recebeu a presença de cerca de 30 professores, que ouviram noções básicas de Direito do Trabalho para aplicar em sala de aula ao longo do ano.

Os participantes conheceram como funciona o programa, e receberam orientações sobre o conteúdo da cartilha do trabalhador distribuída para aplicação em sala de aula. Na ocasião, a presidente da Amatra 5 destacou que o programa é uma importante ferramenta para fomentar o cumprimento dos direitos do trabalhado, lembrando que o próprio TRT5 incorporou em seu planejamento estratégico a responsabilidade socioambiental.

Entre os temas apresentados na capacitação pelos magistrados da Bahia, os participantes conheceram os aspectos do trabalho infantil, como a idade mínima estabelecida na lei, a inserção do jovem no mercado de trabalho e o contrato de aprendizagem; e o trabalho doméstico, com os detalhes da nova lei da categoria, além de diversas situações que envolvem esse tipo de atividade.

Na opinião do coordenador pedagógico da escola, professor Walry de Góes, o conteúdo apresentado pelos juízes vai enriquecer bastante as aulas, sobretudo naquela unidade. “Nossos alunos têm mais de 18 anos, muitos deles já estão no mercado de trabalho e é fundamental que saibam seus direitos e deveres para que possam exercer plenamente a cidadania”.

TJC
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma iniciativa da Anamatra, executada nos Estados pelas Amatras. Por meio do programa, magistrados da Justiça do Trabalho, advogados e professores levam noções básicas de direitos fundamentais, do trabalho, da criança e do adolescente e do consumidor, além de ética e cidadania.

O público-alvo é formado por estudantes do ensino fundamental e médio, em especial aqueles que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho, além de estudantes dos cursos profissionalizantes, de Escolas de Jovens e Adultos (Ejas). O TJC já foi reconhecido pela Organização Internacional do Trabalho como uma boa prática de combate ao trabalho infantil.

Clique aqui e saiba mais.

Com informações Amatra 5.

Foto: Amatra 5

_________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Assessoria de Imprensa
Anamatra
Tel.: (61) 2103-7991

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra