Emoção toma conta do encerramento do TJC em Cariacica (ES)

Alunos mostram o que aprenderam com o Programa da Anamatra durante o ano

A emoção tomou conta da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Mello Sobrinho na manhã desta quarta-feira (2/12), no município de Cariacica (ES). Com recital de poesias, peças de teatro e apresentações musicais, os alunos dos 8º e 9º anos mostraram o que aprenderam com o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), iniciativa da Anamatra desenvolvida na 7ª Região pela Amatra 17 (ES) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-ES).

O coordenador do programa TJC no Espírito Santo, Adib Salim, ressaltou a satisfação com o resultado do Programa. “É uma felicidade muito grande ver que uma sementinha que a gente plantou frutificou e provocou essa transformação toda. Com certeza, é um traço definitivo que fica na história da vida dessas pessoas”, disse, destacando ainda que os professores se propuseram a uma dedicação especial, fazendo a capacitação durante os fins de semana.

A diretora da escola, Racielli Almonfrey, disse estar tão satisfeita que espera poder repetir a dose já no próximo ano: “Foi muito interessante. Envolveu os alunos e os socializou com os professores. Eles puderam ter outra visão do Judiciário, visualizando as práticas aliadas à teoria, e nos proporcionou novas diretrizes e novas vivências. O interessante seria a continuação para que eles pudessem avançar mais. Além disso, o programa chamou a atenção dos alunos das outras séries e até da comunidade.”

Para a aluna do 9º ano, Jéssica Botelho Fardin, de 14 anos, o Programa significou uma nova visão de mundo: “O TJC nos mostrou coisas que fazem parte do nosso cotidiano, mas que antes não percebíamos, como as condições de trabalho de certas pessoas, a exploração do trabalho infantil, o descaso com as leis. Ele nos esclareceu bastante.”

Pela Justiça do Trabalho, também estiveram presentes ao evento a desembargadora aposentada Maria Francisca dos Santos Lacerda, a juíza titular da 9ª Vara do Trabalho de Vitória Lucy Lago, a juíza do trabalho Rosaly Stange Azevedo e as servidoras Ana Valéria Moreira de Souza Martins e Jaqueline Portugal.

* Com informações e foto Ascom/TRT 17

 

_________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Assessoria de Imprensa
Anamatra
Tel.: (61) 2103-7991

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra