Com a participação de 500 estudantes das cinco escolas públicas municipais de Macapá (AP), beneficiárias do programa da Anamatra Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), a Amatra 8 (PA e AP) encerrou as atividades do Programa neste ano de 2015, no dia 16 de outubro. O evento foi realizado no auditório do Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP).
Na culminância, os magistrados assistiram às apresentações culturais das crianças e adolescentes beneficiárias do Programa, mostrando o que aprenderam sobre a temática escolhida para o ano de 2015: o trabalho infantil.
As apresentações emocionaram a coordenadora do TJC na 8ª Região e diretora de Direitos Humanos e Cidadania da Amatra 8, Maria Zuíla Lima Dutra. “Participamos de um emocionante espetáculo apresentado por dezenas de crianças e adolescentes que mostraram, de forma muito consciente, os prejuízos causados pelo trabalho infantil. Ao mesmo tempo, com muita leveza e encantamento, foram contundentes ao exigir respeito aos seus direitos de brincar e estudar”, disse a magistrada.
Etapas do Programa
Durante o primeiro semestre do ano letivo, os 100 professores que participaram do II Seminário de Formação de Multiplicadores retransmitiram para 1.200 alunos os conhecimentos recebidos sobre os males causados pelo trabalho infantil.
No início do segundo semestre, os alunos receberam a Caravana Tira Dúvidas, composta por nove juízes do Trabalho e dois advogados, quando tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas sobre os ensinamentos recebidos.
A etapa seguinte foi a visita de um grupo de alunos às dependências do Fórum Trabalhista de Macapá, ocasião em que conheceram as atividades básicas desenvolvidas na Justiça do Trabalho, além de assistirem audiências.
* Com informações e fotos da Amatra 8