O vice-presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano, representou a entidade na segunda-feira (24/8) na abertura do III Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde. O evento segue até o dia 28 de agosto, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, e é uma realização da Fundacentro, da Asociacion Latinoamericana de Abogados Laboralistas – ALAL e do Ministério Público do Trabalho (MPT).
O evento busca debater questões atuais como os impactos da terceirização, os desafios à consolidação da democracia na América Latina, a precariedade do trabalho, a degradação ambiental e a financeirização da economia. A mobilização social, a produção de alimentos, a subversão de princípios da administração pública sob o pretexto da eficiência da gestão privada e as perícias na Justiça do Trabalho são outros temas que estão sendo discutidos.
Em sua fala, representando o Presidente Germano Siqueira, Feliciano lembrou que, "na pauta social da ANAMATRA, há um lugar especial para as grandes questões relativas à saúde e à segurança do trabalho".
Segundo ele, "a tutela do meio ambiente do trabalho precisa ser compreendida em seu contexto maior, incorporando princípios e valores que são muito próprios do Direito Ambiental, como os princípios da prevenção e da precaução. Na realidade forense, o problema labor-ambiental ainda é basicamente construído na perspectiva reparatória, o que é um contrassenso".
_________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Assessoria de Imprensa
Anamatra
Tel.: (61) 2103-7991