Magistrados integrantes, titulares e suplentes da Comissão Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) reuniram-se nesta quarta-feira (19/8), na sede da Anamatra, para avaliar e planejar novas ações para a iniciativa. Em seus 10 anos de existência, o Programa da Anamatra já atingiu mais de 100 mil estudantes e jovens trabalhadores em 21 estados brasileiros e o Distrito Federal.
A reunião foi aberta pelo presidente da Anamatra, Germano Siqueira, e conduzida pela diretora de Direitos Humanos e Cidadania, Noemia Porto, e pela coordenadora da Comissão Nacional do TJC, Eliete Telles.
Entre os temas discutidos no encontro estiveram um mapeamento do trabalho do TJC nos estados com o objetivo de indicar novas pautas para as ações nos próximos dois anos. Os magistrados também discutiram a produção de novas cartilhas de temas de interesse dos trabalhadores e a edição de um livro com um resgate histórico do Programa.
“A reunião foi importante para termos a ideia da exata dimensão que o Programa tem nos estados e as atividades que estão sendo desenvolvidas em cada local, bem como planejar, de forma adequada, a sua expansão”, informa a Noemia Porto. Segundo a magistrada, o objetivo da Anamatra, de forma coordenada, é que o Programa atinja os 27 estados brasileiros, distribuídos nas 24 regiões da Justiça do Trabalho.
Também participaram da reunião as juízas Beatriz de Lima Pereira (Amatra 2/SP), Rosemeire Lopes Fernandes (Amatra 5/BA), Sandra Miguel Abou Assali Bertelli (Amatra 2/SP), Kelly Cristina Diniz Porto (Amatra 7/CE) e Glória Regina Mello (Amatra 1/RJ).