O vice-presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano, participou na tarde dessa quinta-feira (18/6) do Seminário Trabalho Seguro, promovido no Tribunal Superior do Trabalho (TST) pelo Tribunal, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), para debater questões jurídicas que envolvem a saúde do trabalhador e os acidentes de trabalho.
"A Anamatra já participa do Programa Trabalho Seguro e agora a AMB chega para agregar e isso é fundamental. Temas como esse exigem uma mobilização de todos os segmentos da sociedade civil e da Magistratura", ressaltou Feliciano ao lembrar a adesão da Anamatra ao Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, o Programa Trabalho Seguro, instituído em 2012 por meio da Resolução 96/2012, do CSJT.
Na abertura do evento, o presidente do TST e do CSJT, ministro Barros Levenhagen, lembrou que o evento acontece em meio às comemorações dos dez anos do CSJT. "O Programa Trabalho Seguro, instituído pelo Conselho, tem o objetivo permanente de promover ações voltadas à promoção da saúde e segurança do trabalhador. O seminário é uma ótima oportunidade de dialogar com os três ramos do Judiciário", disse.
O presidente da AMB, João Ricardo Costa, afirmou que a segurança no trabalho é uma questão estratégica do país. "Vivemos uma situação bastante difícil no âmbito dos acidentes de trabalho. O debate é importante, já que as milhares de ações que ingressam no Poder Judiciário comprovam o atual problema nessa área", ressaltou.
Após a solenidade de abertura, o ministro Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), proferiu conferência com o tema "A Saúde do Trabalhador e o Meio Ambiente do Trabalho" na qual, entre outros pontos, falou da contaminação por agrotóxicos dos trabalhadores rurais. "O grande desafio hoje são os danos invisíveis, que afetam a família e as gerações futuras", disse