A Anamatra participará a partir desta quinta-feira, 18, do seminário Trabalho Infantil Artístico: Entre o Sonho e a Realidade. Estarão presentes representando a entidade o presidente Germano Siqueira e a diretora de Formação e Cultura, Silvana Abramo. A diretora será palestrante no painel Trabalho Infantil Artístico e Sistema de Justiça.
O evento, que acontece no auditório do Fórum Ruy Barbosa (av. Marquês de São Vicente, 235, 1º subsolo, São Paulo-SP), está sendo organizado em parceria com o TRT-15 (Campinas), Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ministério Público do Trabalho da 2ª e da 15ª Região, Ministério Público do Estado de São Paulo e Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.
Haverá painéis, debates e oficinas sobre diversos aspectos ligados ao tema. Alguns artistas, como a atriz Bruna Marquezine, vão falar sobre as suas trajetórias no meio. Juízes, desembargadores, procuradores e advogados abordarão questões jurídicas, como os limites do trabalho infantil e a proteção aos direitos de crianças e adolescentes. Também serão discutidos os efeitos psicológicos do trabalho artístico sobre os menores de idade.
No encerramento do seminário, será apresentada a Carta São Paulo sobre Trabalho Infantil Artístico, documento que estabelece o protocolo mínimo para processamento dos pedidos de autorização para trabalho infantil e recomenda os parâmetros judiciais para a concessão de alvarás. Ela será assinada por representantes de todas as entidades promotoras do evento.
O seminário é aberto à participação de magistrados, membros do Ministério Público, servidores, advogados, estudantes, profissionais das áreas ligadas a essa discussão e demais interessados no debate sobre o trabalho artístico de crianças e adolescentes.
Veja a programação aqui
Foto: Google