O diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra, Luiz Colussi, participou ontem (16/6) de audiência pública promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados para debater o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho).
"O reconhecimento da criança e do adolescente como seres humanos especiais, que passaram da condição de objeto de exploração para a condição de sujeitos de direitos, é tema que deve ser constantemente monitorado por todos os poderes da República, pela sociedade e pela família", afirmou o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), que propôs a audiência.
Ao fazer o uso da palavra, Luiz Colussi ressaltou a iniciativa da Câmara dos Deputados e as ações da Justiça do Trabalho e demais parceiros na erradicação do trabalho infantil.
"A Anamatra é parceira e atuante nesta luta, que deve ser de todos, de toda a sociedade, para impedir que crianças e adolescentes trabalhem. Devemos valorizar a educação dos menores, cientes de que educando as crianças de hoje, evitaremos a punição do homem de amanhã. Dessa forma, estaremos contribuindo para dignificar a pessoa humana, fazendo cumprir a Constituição brasileira", completou.
Entre os participantes da audiência estiveram os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lélio Bentes e Kátia Magalhães Arruda, a secretária-executiva do Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Isa Oliveira, a atriz Cristina Pereira, representando o Movimento Humanos Direitos, e a jornalista Fernanda Sicupira, da ONG Repórter Brasil.
* Com informações da Agência Câmara e foto de Zeca Ribeiro