A diretora de Formação e Cultura da Anamatra, Silvana Abramo, participou na sexta-feira (12/6) de audiência pública do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, o qual integra por nomeação do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski. A magistrada também faz parte da comissão constituída para verificação da ocorrência de lesão de direitos humanos e elaboração de relatórios sobre os fatos.
A audiência, conduzida pelo ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Pepe Vargas, teve como objetivo debater os episódios de violência contra professores e manifestantes ocorridos em 29 de abril, em frente à Assembleia Legislativa do estado do Paraná. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) também participou da reunião.
"A audiência é importante, pois estamos falando de um direito constitucional dos trabalhadores que é a greve", afirma Silvana Abramo, ressaltando que é legítima a manifestação pacífica por melhores condições de trabalho.
O ministro que "há muito tempo não assistia a uma repressão tão violenta a um movimento social" e explicou que a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos tomou todas as providências possíveis em relação ao caso. "O Disque 100 recebeu um grande número de denúncias e todas foram devidamente encaminhadas aos diversos órgãos que têm competência para tratar do caso."
Uma comissão do Conselho Nacional dos Direitos Humanos acompanhará as investigações sobre os relatos feitos na audiência pública e as providências que estão sendo tomadas.
* Com informações da SDH/PR