O presidente da Anamatra, Germano Siqueira, formulou convite à Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Gisane Barbosa de Araújo, para que visite a sede da entidade, a fim de tratarem do projeto de construção do Fórum Trabalhista do Recife. A desembargadora aceitou o convite e em sua próxima viagem a Brasília visitará a Anamatra.
A Anamatra está acompanhando de perto os assuntos relativos à construção do Fórum. Há duas semanas, o então presidente Paulo Luiz Schmidt e o atual vice-presidente, Guilherme Feliciano, estiveram em audiência com o deputado federal Silvio Costa (PSC/PE), para tratar do contrato firmado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE) para a construção do Fórum Trabalhista do Recife. Tal obra foi motivo para recente manifestação do parlamentar, contrária ao projeto, e nota de resposta da Anamatra, em solidariedade à Magistratura do Trabalho da 6ª Região.
Na ocasião, discutiu-se a situação real do Fórum Trabalhista de Recife e os melhores caminhos para que o TRT, o Parlamento, a Anamatra e a Amatra 6 convirjam seus esforços para a melhoria da prestação jurisdicional, com estrutura adequada e localização acessível para magistrados, servidores, advogados e para toda a população pernambucana, de modo a superar dissensões pontuais que acaso existam de parte a parte.
"A visita da Anamatra ao deputado Silvio Costa foi uma demonstração do respeito institucional que a entidade dispensa ao Parlamento e à função fiscalizadora do deputado, mas também serviu para pontuar a função cidadã do Poder Judiciário, que deve atender a população em espaços seguros, e das ações administrativas dos tribunais; mormente em casos como o do TRT da 6ª Região, que se cercou de todas as cautelas legais e éticas para firmar um contrato transparente e de acordo com a legislação vigente, como comprova a farta documentação que se encontra à disposição da sociedade, dos órgãos de fiscalização e também dos parlamentares", explica Germano Siqueira.
Para o presidente da Anamatra, o diálogo deve ser sempre o primeiro caminho para o esclarecimento dos atos administrativos e para o equacionamento de eventuais impasses entre as instituições da República e seus legítimos representantes.
"O que é fundamental nessa questão do Fórum do Recife é que haja disposição de todos os agentes políticos em propiciar ao povo o uso adequado dos espaços físicos de uma instituição importante como a Justiça Trabalhista, que recebe tanto empregados como empregadores. Tenho certeza que essa é uma preocupação da atual administração do TRT e dos parlamentares de Pernambuco, inclusive do deputado Silvio Costa", completou.