Os magistrados do trabalho reafirmaram seu compromisso com a preservação do meio ambiente, com a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores e com os princípios fundamentais da dignidade da pessoa humana, notadamente nas perspectivas preventiva e precaucional, com vista à construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
Este compromisso, que faz parte da "Carta de São Paulo", marcou o Simpósio Internacional Meio ambiente do Trabalho no século 21: perspectivas e desafios, realizado nos dias 25, 26 e 27 de maio no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, em São Paulo-SP. O evento foi promovido pela Anamatra em parceria com a Amatra 2, com a Escola Judicial do TRT da 2ª Região e a Universidade de Massachusetts Boston.
Durante o evento, foram debatidos temas como as políticas de prevenção de saúde do trabalhador, a análise de doenças profissionais e as novas tecnologias como instrumento de prevenção de acidentes laborais. O simpósio contou com a presença, entre outros, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, do então presidente da Anamatra Paulo Luiz Schmidt e da então diretora de Direitos Humanos e Cidadania, juíza Silvana Abramo.
Ao final, foi apresentada uma proposta intitulada "Carta de São Paulo", cujo conteúdo reflete as discussões proporcionadas pelo evento. O documento, que contém 15 itens, foi submetido a discussão no encerramento do simpósio e será posteriormente enviado aos participantes do evento, contemplando as suas observações e sugestões.
Leia o documento AQUI