Amatra 17 (ES) inicia preparativos para o TJC

Magistrados reúnem-se com pedagogos e representantes da Secretaria de Educação de Cariacica (ES)

Os preparativos deste ano para o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) no Espírito Santo já começaram. Na 17ª Região o Programa, de iniciativa da Anamatra, é desenvolvido pela Amatra 17 em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES), o Ministério Público do Trabalho (MPT-ES) e diversos municípios.

Na manhã do dia 21 de maio, a coordenação do TJC e a Amatra 17 se reuniram com pedagogos e representantes da Secretaria de Educação de Cariacica.

Neste ano, a escola contemplada será a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Mello Sobrinho, que fica no bairro Vila Palestina. As capacitações dos professores terão início no mês de julho.

Na foto, o presidente da Amatra 17, juiz do trabalho Fábio Bonisson, o coordenador do TJC, juiz do trabalho Adib Salim, a subsecretária de educação de Cariacica, Vanusa Stefenon, a diretora da Emef Manoel Mello Sobrinho, Racielli Almonfrey, a pedagoga Érica Scalzer e o assessor André Cibien Savergnini.

TJC no Espírito Santo

O Programa, Justiça e Cidadania (TJC) é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e tem como objetivo conscientizar os cidadãos sobre seus direitos e deveres. No Espírito Santo, o programa vem sendo desenvolvido pela Amatra 17 em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES), Ministério Público do Trabalho (MPT-ES) e diversos municípios. Além disso, também conta com o apoio de instituições públicas e privadas e voluntários.

Aplicado em uma escola municipal escolhida pela Secretaria de Educação, o TJC é desenvolvido em três fases. Na primeira, um curso de formação para professores é ministrado por juízes, membros do Ministério Público e demais operadores do Direito sobre diversos temas relacionados a direito e cidadania.

Na segunda fase, os professores atuam como multiplicadores, elaborando um projeto pedagógico para ser aplicado em sala de aula. Por fim, na última etapa do projeto, denominada culminância, os alunos apresentam trabalhos artísticos a partir dos conhecimentos adquiridos. Os estudantes recebem, ainda, material de apoio ao aprendizado, como cartilhas e guias de assistência jurídica.

 

 

* Com informações e texto da Amatra 17 (ES)

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra