O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) realizou sua culminância, atividade que marca o encerramento anual da iniciativa, no dia 11 de novembro, no Clube do Exército, em Brasília. A atividade envolveu 700 alunos de escolas públicas do Distrito Federal, com apresentação de músicas, teatro, depoimentos e poemas. O TJC é uma iniciativa da Anamatra realizada na 10ª Região pela Amatra 10 (DF e TO) com apoio de parceiros.
Ao longo do ano, os professores fizeram curso preparatório e trabalharam com as diversas cartilhas que integram o material didático do Programa. Os alunos também receberam a visita de um juiz do Trabalho, voluntário, para tirar dúvidas sobre os temas. A atividade foi conduzida pelo desembargador Mário Caron, coordenador do Programa na 10ª Região.
Para a presidente da Amatra 10, Noemia Porto, as atividades de encerramento do TJC revelaram a satisfação de alunos, professores e magistrados com os resultados do trabalho dedicado. "Ao mesmo tempo, essas mesmas atividades apontaram para os desafios posteriores, dentre eles o de se expandir para outras escolas públicas, inclusive aquelas que atendem deficientes visuais, o que exige que o voluntariado da Magistratura cresça e se fortaleça. Impossível não se emocionar com centenas de alunos que incorporaram no vocabulário as expressões, cidadania, trabalho e justiça", disse.
Prêmio
A magistrada falou também sobre o Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2014, que teve como vencedora, na categoria TJC, iniciativa da professora Domingas Rodrigues Cunha, do Centro de Ensino Médio 3 do Gama (DF), "A notícia da premiação foi recebida com imensa emoção na 10ª Região. Todos consideram que, na experiência da cidade do Gama, o TJC trouxe à tona a sua face mais autêntica, qual seja a de valorizar e de estimular as iniciativas locais e espontâneas. O projeto liderado pela Professora Domingas nasceu de forma voluntária, cresceu pela adesão dos destinatários e o TJC serviu como aparato para a intensificação e o amadurecimento do trabalho", explicou.