Apresentações de alunos marcam encerramento 9º Encontro Nacional do TJC em Vitória (ES)

Encontro fez balanço das atividades do Programa em 2014 e traçou metas para o próximo ano

Música, dança, paródias, teatro e declamação de poesia sobre temas como trabalho infantil, terceirização, saúde e segurança no trabalho. Essas foram algumas das apresentações feitas durante a culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), na tarde desta sexta (14/11), na Faculdade de Direito de Vitória (ES), em Vitória (ES). O evento marcou o encerramento do 9º Encontro Nacional do TJC e mostrou o resultado da aplicação do Programa da Anamatra, realizado na 17ª Região pela Amatra 17 (ES) e parceiros em três escolas públicas do estado.

Antes das apresentações dos alunos, os participantes assistiram a apresentações do da Coro de Violões e do Coral dos Alunos da Escola Ewerton Montenegro, do município de Viana, e do Núcleo de Inclusão de Musical da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

Coube ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, desembargador Marcello Maciel Mancilha, a abertura do evento. O magistrado ressaltou a importância do TJC como instrumento de ensino de noções de ética, justiça e cidadania a jovens. "Como magistrado e hoje à frente do TRT 17, vejo o Programa como algo salutar e que contribui, sobremaneira, para a formação de nossos pequenos cidadãos. Acredito que o magistrado atual não pode se excluir do contexto social e dos problemas encontrados na sociedade", disse, ao afirmar que a proximidade dos juízes com os alunos permite que esses encontrem um "espelho e referência".

Em Vitória, o TJC, uma iniciativa da Anamatra, é realizado pela Amatra 17 (ES), em parceria com o TRT 17 e o Ministério Público do Trabalho da 17ª Região. Em 2014, o Programa contou também com a parceria da Faculdade de Direito de Vitória e foi dirigido à escola EMEF Prezideu Amorim, na capital capixaba, além da EMEF Arthur da Costa e Silva, em Cariacica, e UMEF Professor Darcy Ribeiro, em Vila Velha.

Encerramento
Após as apresentações, os magistrados e parceiros do Programa em Vitória falaram da experiência com o TJC. "Foi uma grande satisfação para a Amatra sediar este Encontro. O TJC é um trabalho do coração, que fazemos por gostar", disse o presidente da Amatra 17 (ES), Fábio Eduardo Paixão. "O evento foi maravilhoso. Sentirei muitas saudades de vocês. Espero que todos voltem ao Espírito Santo e me procurem", completou a coordenadora do TJC na 17ª Região, Maria Francisca Lacerda.

A diretora de Diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Silvana Abramo, agradeceu a Amatra anfitriã e os membros da Comissão Nacional do TJC. "Saímos todos daqui muito mais engrandecidos, fortalecidos e com a certeza de que se estamos fazendo algum bem como TJC recebemos muito mais e nos tornamos melhor juízes, voltando para jurisdição com mais conteúdo e conhecimento", disse.

A coordenadora nacional do TJC, Eliete Teles, também se manifestou sobre uma experiência com o Programa. "Eu vi esse trabalho nascer. Saio feliz e orgulhosa com mais um resultado. Cada vez mais estou certa de o TJC é alguma coisa que vale a pena ser feita, pois é uma via de mão dupla. Se ele ajuda e toca pessoas, ele faz com que o juiz também tenha a sua consciência e humanismo expandidos" disse.

O gerente de responsabilidade social da Arcelormittal, empresa apoiadora do TJC na 17ª Região, Luiz Antônio Sindemberg, falou de sua satisfação em ver a experiência dos magistrados com o TJC. "É muito prazeroso para uma empresa ver um juiz transcendendo a esfera de seu trabalho normal e indo para dentro de uma escola fazer um trabalho como o TJC. Isso possibilita com que os elos da rede social se reconheçam e dialoguem. Não podemos ficar incólumes ao sofrimento dos jovens e à falta de gestão do Executivo", disse.