TJC encerra atividades de 2014 no Recife (PE)

Culminância mostrou trabalhos de alunos de três escolas sobre o tema "Os 50 anos do Golpe Militar"

O encerramento das atividades deste ano do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania no Recife (PE) foi marcado pelas apresentações dos trabalhos dos alunos das escolas Padre Nércio (Cordel), Ageu Magalhães (Teatro) e Pedro Augusto (Vídeo). O evento, conhecido como culminância, teve como tema "Os 50 Anos do Golpe Militar no Brasil" com a apresentação de 13 trabalhos. Na 6ª Região, o Programa, de iniciativa da Anamatra, é realizado pela Amatra 6 (PE).

Para o presidente da Amatra 6 e membro do conselho fiscal da Anamatra, André Luiz Machado, a 9ª edição do Programa mostrou grande empenho dos jovens em pesquisas relacionadas ao tema. "Conseguimos atingir o nosso objetivo, que foi fundir professores e alunos em torno da prevenção do advento da volta à ditadura", lembrou o presidente.  A juíza Carmen Richlin, coordenadora do TJC na Região, frisou a importância do trabalho voluntário feito pelos juízes da Amatra 6 a fim de contribuir para a formação do cidadão. "Os alunos se sentem valorizados e importantes participando do Programa", disse Richlin.

Durante a culminância os gestores das seis escolas participantes também foram homenageados com placas. Entre as autoridades que prestigiaram o evento estava o desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, presidente do Tribunal Regional do Trabalho 6ª região. "O papel do Judiciário na formação do estado de direito é primordial. Fico feliz em ver que o programa cresceu e ganhou mais participação dos estudantes", comemorou.

O estudante Luciano Miguel, 13 anos, do 8º ano da Escola Pedro Augusto, disse que aprendeu muito com o TJC. "É bom para conscientizar as pessoas que não sabem os direitos do trabalhador, primeiro emprego, etc. A lição que ficou daqui é que ditadura nunca mais!", falou sorridente.

O TJC, em 2014, comemora nove anos de atuação em todo o Estado e já beneficiou mais de 40 instituições, 45 mil estudantes e capacitou mais de 1 mil professores e pedagogos. A intenção é tornar os alunos mais conscientes de seus deveres e direitos, preparando-os para a vida em sociedade, seja no âmbito pessoal ou profissional.

* Com informações foto Ascom/Amatra 6 (PE)

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra