A comissão para estudos de alternativas legislativas para a valorização da Magistratura reuniu-se na manhã desta quinta-feira (2/10), na sede da Anamatra. Participaram do encontro o vice-presidente e o diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra, respectivamente, Germano Siqueira e Fabrício Nogueira, além de dirigentes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).
Esta foi a segunda oportunidade que a comissão reuniu-se para tratar de assuntos de interesse da Magistratura, a exemplo da discussão em torno de uma proposta de emenda constitucional que desvincule o subsídio dos agentes de poder do teto do funcionalismo, a "PEC da Desvinculação". A primeira reunião ocorreu no mês de setembro, também na sede da Anamatra, ocasião em que o grupo foi formalmente instituído.
Na avaliação do diretor de Assuntos Legislativos as reuniões têm servido para unificar as posições da Magistratura, de modo possa haver mais sintonia e consensos. "As três entidades têm muitas apreensões em comum, sendo uma das principais a valorização da Magistratura em si, o que pressupõe mecanismos concretos de resgate do sentido de carreira", afirma.