O diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra, Fabrício Nogueira, representou a entidade ontem (16/9), na sede da Justiça Federal de primeira instância em Brasília (DF), na mobilização pela valorização da Magistratura brasileira. A iniciativa da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) aconteceu em todos os Estados. O diretor de Formação e Cultura, André Cavalcanti, também esteve presente.
O evento teve como objetivo defender a independência do Poder Judiciário, a harmonia e unicidade da Magistratura em todo o Brasil e a simetria com o Ministério Público Federal.
Na avaliação de Fabrício Nogueira, o ato foi de extrema importância, tendo em vista os recentes atos do Poder Executivo que excluiu do Projeto de Lei Orçamentária (LOA) de 2015 (PL nº 13/2014-CN) encaminhado ao Congresso Nacional parte do texto pertinente à revisão geral anual dos subsídios dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), bem como dos projetos referentes ao restabelecimento do adicional por tempo de serviço e à gratificação por acúmulo para juízes federais e do Trabalho.
“Somente com o esforço coletivo das entidades que representam a Magistratura brasileira nacionalmente e nos estados conseguiremos lutar por uma Magistratura valorizada, independente e ofereça uma prestação jurisdicional condigna com o que sociedade almeja”, destacou Nogueira. Para magistrado, o ato também representou “a importância da parceria entre as associações em questões importantes como a do auxílio-moradia e tambem no trato de projetos como de interessa da Magistratura”.
Para o presidente da Ajufe, Antônio César Bochenek, “a mobilização visa externar o anseio dos membros da nossa entidade pelo respeito à Magistratura e ao importante trabalho feito pelos juízes federais, que julgam matérias cíveis e criminais envolvendo a União”, declarou.
* Com informações da Ajufe e foto arquivo Anamatra