O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), iniciativa da Anamatra realizada na 17ª Região pela Amatra 17 (ES) e parceiros, finalizou suas atividades no dia 12 de setembro, na escola Arthur da Costa e Silva, em Cariacica (ES). No município, o Programa contemplou 195 alunos dos 8º e 9º anos.
O encerramento fio marcado por uma encenação teatral de uma audiência de conciliação, mostrando que na Justiça do Trabalho é possível fazer acordo entre as partes e encerrar logo o processo. Acidente de trabalho e direitos do trabalhador na CLT também foram temas de apresentações.
Uma turma escolheu a dança como forma de manifestação, ao som da música “Que País é Esse?”, da Legião Urbana. Já o coral encantou a plateia com a canção “Aluno Beleza”, inspirada na música “Maluco Beleza”, de Raul Seixas. Ao final, foram entregues medalhas a todos os estudantes que participaram do Programa.
Representando a equipe do TJC, compareceram a juíza Suzane Schulz, a desembargadora aposentada Maria Francisca Lacerda, a juíza Rosaly Stange e o juiz Fábio Bonisson. O procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) Vitor Borges também participou do evento.
Dentre as autoridades presentes, estiveram o secretário e a subsecretária de educação de Cariacica, Alberto Mollo e Patrícia Rufino; o gerente de planejamento do município, André Cibien e da coordenação das Varas da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça, Joel Fernando Nascimento.
O desenvolvimento do TJC na escola Arthur da Costa e Silva contou com o apoio da diretora Sara Machado, do bibliotecário Ricardo Girelle, das pedagogas Maria de Lourdes Rodrigues e Penha Karla Bastos, além dos professores.
*Com informações do TRT17 e foto de Cristina Fagundes