O vice-presidente da Anamatra, Germano Siqueira, participou do Encontro Anual dos Magistrados da Justiça do Trabalho do Paraná, realizado de 14 a 17 de agosto, em Foz do Iguaçu. Nesta edição, o evento organizado pela Amatra 9, em parceria com a Escola Judicial do TRT da 9ª Região, foi pautado por discussões acerca de ética, liderança nas organizações e a greve no transporte público. O diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra e juiz do Trabalho na 9ª Região, Fabrício Nogueira, também esteve presente.
Na solenidade de abertura, o presidente da Amatra 9, José Aparecido dos Santos, destacou o papel das entidades associativas na promoção do congraçamento e união dos magistrados. “Sem rever os amigos e fazer novos amigos nenhum trabalho digno pode ser realizado no âmbito de qualquer instituição. O fortalecimento das relações humanas coletivas é o caminho necessário para aprimorarmos a Justiça do Trabalho e a nossa relação com a sociedade”, disse o dirigente.
Nesse sentindo, o vice-presidente da Anamatra, Germano Siqueira, ressaltou a relevância das recentes mobilizações no Congresso Nacional, com o objetivo de pautar projetos prioritários para o Poder Judiciário, a exemplo da PEC 63/2013, que institui a parcela de valorização por tempo de exercício nas carreiras da Magistratura e do Ministério Público.
“Não há força maior que a unidade da Magistratura. Nós trabalhamos muito nos últimos meses e a matéria continua viva por conta da união das entidades associativas, que desarticularam três emendas que tinham claro objetivo de retardar a tramitação da PEC. A proposta agora está pronta para ser votada pelo Plenário”, relatou Germano Siqueira.
Também compuseram a mesa de abertura a vice-presidente do TRT da 9ª Região, desembargadora Ana Carolina Zaina, o diretor da Escola Judicial (EJ) do TRT da 9ª Região, desembargador Célio Horst Waldraff, e o coordenador da EJ, Lourival Barão Marques Filho.
Pautas prioritárias
Na manhã do dia 15 de agosto, o vice-presidente da Anamatra e o diretor de Assuntos Legislativos da entidade, Fabrício Nogueira, fizeram um breve relato sobre o acompanhamento das principais matérias de interesse da Magistratura no Congresso Nacional. Os magistrados também falaram sobre os desdobramentos do PL 2201/11, que cria gratificação por exercício cumulativo de ofício para membros do Ministério Público da União e da Magistratura da União. O projeto foi aprovado pelo Plenário do Senado na semana passada e aguarda sanção presidencial.
* Texto e foto Ascom Amatra 9/PR