O presidente da Anamatra, Paulo Luiz Schmidt, prestigiou hoje (13/8) a solenidade de posse do novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. A vaga que será ocupada é decorrente da aposentadoria do ministro Valmir Campelo. A prerrogativa para indicação ao cargo foi do Senado Federal e teve aprovação, com 270 votos, da Câmara dos Deputados. A cerimônia aconteceu no Plenário do tribunal, em Brasília.
Ao tomar posse, Bruno Dantas comentou sobre as expectativas com o trabalho que vai realizar no TCU. “Peço a Deus saúde e disposição para enfrentar tamanho desafio”, disse.
Segundo Schmidt, Bruno Dantas, funcionário de carreira do Senado e que assessorou o então relator da Emenda Constitucional 45, tem profundo conhecimento do Judiciário e sempre manteve, com a Anamatra, uma relação cordial, respeitosa e de colaboração. “Desejamos que o novo ministro do TCU tenha muito sucesso no cargo que assumiu", finalizou.
Estiveram presentes várias autoridades, entre elas o vice-presidente no exercício da Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, o presidente do Senado, Renan Calheiros, entre ministros e presidentes de tribunais.
Trajetória
Bruno Dantas é doutor e mestre em Direito Processual Civil e especialista em Direito Civil. Foi consultor jurídico da presidência da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (2011/2013) e do Conselho Nacional do Ministério Público (2009/2011), indicado pelo Senado Federal na categoria "cidadão com notável saber jurídico e reputação ilibada". Por dez anos, foi consultor legislativo do Senado Federal, especializado em direito processual civil, tendo ingressado na carreira em 2003 por concurso público de provas e títulos. Exerceu por quatro anos o cargo de Consultor-Geral, por eleição de seus pares e nomeação do Presidente do Senado (2007-2011).
*Com informações do TCU