O programaTrabalho, Justiça e Cidadania (TJC) chega a novo ciclo neste segundo semestre de 2014. O TJC, de iniciativa da Anamatra, é aplicado na cidade pela Associação dos Magistrados do Trabalho de Pernambuco (Amatra 6), inicia nesta terça-feira (12/8), uma maratona de encontros com estudantes de escolas públicas da Zona Norte do Recife, orientando-os sobre como se tornar cidadãos e profissionais plenos de seus direitos e deveres no futuro.
A ação inicial será visita a Escola São José Sport Club, em Nova Descoberta, às 15h. Logo após, o TJC vai ao Alto do Pascoal, em encontro na Escola Gabriela Mistral. Ainda há outros três visitas, programas até início de setembro, o que totaliza uma maratona de cinco encontros ao longo das próximas semanas.
Na ocasião, os magistrados dedicam uma tarde para esclarecer questionamentos e elucidar crianças e adolescentes sobre temas diversos do universo trabalhista, desde direitos e legislação até informações sobre ética e cidadania. Reforçando o tema deste ano, os encontros também reforça a importância da liberdade de expressão e de respeito ao outro em lembrança aos 50 anos do Golpe Militar no Brasil.
Além de conhecimento, o programa também incentiva a realização de atividades culturais. As escolas participantes, todas da rede pública de ensino, se engajam para realizar apresentações teatrais, jograis e paródias musicais tendo como pano de fundo os temas propostos do encontro. As melhores apresentações são premiadas no final do ciclo, na culminância que acontece em novembro.
• Confira o calendário de atividades do programa:
12.08 – TJC na Escola São José Sport Club (Nova Descoberta), às 15h.
13.08 – TJC na Escola Gabriela Mistral (Alto do Pascoal), às 15h.
19.08 – TJC na EREM Aníbal Fernandes (Santo Amaro), às 15h.
26.08 – TJC na Escola Pedro Augusto Carneiro Leão (Fundão), às 15h
02.09 – TJC na EREM Ageu Magalhães (Casa Amarela), às 15h.
06.11 – Culminância da edição 2014 do TJC, na Sede da FIEPE.
Sobre o Programa – O TJC é um programa social da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) que se encontra há nove anos em aplicação no Brasil e oito em Pernambuco. O intuito da ação é ajudar a formar cidadãos preparados para a vida em sociedade e também para o mundo profissional. “É preciso fazer com que os jovens de hoje sejam, amanhã, detentores da cidadania, conscientes de seus deveres e direitos na sociedade”, aponta a coordenadora do programa no Estado, a juíza Carmen Richlin.
A ação solidária foi criada em 2005 e chegou a Pernambuco por meio da magistrada. Levando a Justiça do Trabalho para dentro das salas de aula para orientar jovens em assuntos jurídicos, o TJC é aplicado em Pernambuco através da Amatra 6 em ciclos anuais. Até hoje, mais de 20 mil jovens de 45 instituições de ensino foram beneficiados com a ação.
Fonte: Ascom/Amatra 6 (PE)