Anamatra lembra 50 anos do Golpe Militar e homenageia magistrados que lutaram contra a repressão

Juízes foram perseguidos, presos e torturados durante a ditadura

Os congressistas do 17º Conamat e do 4º Encontro Nacional dos Magistrados do Trabalho Aposentados tiveram a oportunidade de assistir ao filme “Pena de Vida”, dirigido pela cineasta Angela Zoe, sobre o juiz do Trabalho aposentado Theodomiro Romeiro dos Santos. O vídeo foi exibido na tarde desta quarta-feira (30), em Gramado (RS), onde os eventos ocorrem simultaneamente até sexta-feira (2/5).

O filme retrata a vida do magistrado que foi militante político durante a ditadura militar, época em que foi preso, condenado à morte e o último exilado a retornar ao Brasil em 1985. “É louvável poder registrar e divulgar a memória que foi sonegada do povo brasileiro. Pela primeira vez, a partir da criação das Comissões da Verdade, temos a oportunidade de acessar novas fontes de informações e revelar fatos desse período negro da história do nosso país”, afirma Theodomiro dos Santos.

Manifesto
No final de março, a Anamatra divulgou um manifesto em prol da democratização do Poder Judiciário. No documento, a entidade lembrou os 50 anos do golpe militar de 31 de março de 1964 e a permanente luta dos juízes por democracia interna nas instituições do Judiciário e respeito aos direitos sociais. Leia aqui.

 

Anamatra homenageou  também a juíza Antônia Mara Vieira Loguércio, que lutou contra a ditadura militar e também foi presa política. Na foto, a magistrada com o presidente da Anamatra e a juíza Carolina Beck, diretora da Amatra 4 (RS)

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra