O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) da Anamatra foi destaque na Jornada Pedagógica de Itapetinga, município de Salvador (BA). Realizada de 29 a 31 de janeiro, a jornada contou com cerca de 500 pessoas, debatendo o tema “Direitos Humanos e Cidadania”. Os educadores participaram de oficinas pedagógicas para o desenvolvimento de propostas de aplicação do Programa em sala de aula.
Na ocasião, a juíza do Trabalho titular da Vara de Itapetinga e membro da Comissão Nacional do TJC, Rosemeire Fernandes, palestrou sobre o funcionamento do Programa, suas fases e conteúdos. A magistrada enfatizou os direitos humanos, com foco na proteção à infância e adolescência, a proteção do adolescente trabalhador, estágio, aprendizagem, combate ao trabalho infantil, combate ao trabalho escravo, discriminação, violência doméstica e outros. “A aplicação do Programa TJC será ampliada para muito mais escolas, sendo necessária a formação de novos multiplicadores”, concluiu.
Durante o evento foram distribuídos diversos materiais didáticos do Programa, a exemplo das Cartilhas do trabalhador, do Direito Internacional do Trabalho e Trabalho Seguro e Saudável. Em sua próxima ação no município, o TJC vai promover, em março, o 4º Seminário de Formação de Multiplicadores, com a distribuição de material didático para cerca de 4 mil alunos.
A jornada pedagógica ocorre anualmente e é destinada a todos os profissionais da área da educação. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura para reciclagem, motivação, apresentação dos projetos realizados e proposta pedagógica que será desenvolvida ao longo do ano letivo.
Sobre o TJC
O Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC) é uma iniciativa de construção de cidadania da Anamatra. O Programa incentiva magistrados, membros do Ministério Público, advogados e professores a disseminar noções básicas de direitos fundamentais em escolas públicas do país. Nos estados, o TJC é realizado pelas Amatras locais e parceiros. Desde sua criação, em 2004, o Programa beneficiou mais de 80 mil alunos e jovens trabalhadores em diversas partes do país.
* Com informações e foto Ascom/Amatra 5 (BA)