A diretora de Direitos Humanos da Anamatra, Silvana Abramo, participou na manhã desta quinta-feira (17/10), na Prefeitura de São Paulo, da solenidade de adesão da cidade ao Pacto pelo Trabalho Decente na Copa - movimento de abrangência nacional, elaborado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). São Paulo é a primeira cidade-sede a aderir ao Pacto, que deve ser levado a todas as cidades-sede da Copa de 2014.
Na ocasião, Silvana Abramo firmou o compromisso da Anamatra e da Amatra 2 (SP) ao Pacto. “A cultura do trabalho decente é um compromisso que deve ser desempenhado por toda a sociedade, incluindo o Poder Judiciário e as associações de Magistrados”, destaca Abramo. Diversas entidades, presentes ao evento, também aderiram ao Pacto.
O Pacto pelo Trabalho Decente na Copa tem como intuito garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores que atuam nas obras da Copa de 2014, pugnando também pelo combate ao trabalho escravo e infantil, o tráfico de pessoas e a exploração laboral e sexual.
“A proposta deste compromisso tem uma agenda preventiva e propositiva. Preventiva para eliminar ao máximo todos os riscos e problemas que pela nossa experiência internacional sabemos que podem vir a ocorrer. E propositiva no sentido de potencializar estas oportunidades positivas e o legado que a Copa pode deixar para o país”, explicou Laís Abramo, diretora do Escritório da OIT no Brasil.
* Com informações Secom/Prefeitura de São Paulo e foto de João Luiz