A Amatra 19 (AL) realizou nesta semana mais uma etapa do “Programa Trabalho, Justiça e Cidadania - TJC”, iniciativa da Anamatra aplicada nas regiões pelas associações regionais. O seminário de formação de multiplicadores aconteceu na cidade de Arapiraca e contou com a participação de cerca de 50 professores da rede municipal de ensino.
Na oportunidade, magistrados do Trabalho de Alagoas ministraram palestras sobre trabalho seguro, infantil, doméstico e rural. Os professores do município receberam cartilhas ilustradas para levar os temas discutidos no seminário para dentro das salas de aula.
O presidente da Amatra 19, José dos Santos Júnior, foi um dos palestrantes do evento. “Eu nasci em Arapiraca, sai daqui para estudar. Fico feliz em voltar e comprovar o progresso que essa cidade vem conquistando. Mais feliz ainda fico em poder fazer parte desse progresso, pois contribuir com o acesso à informação da justiça trabalhista é também contribuir com o progresso de uma sociedade”, afirmou.
O juiz Fernando Falcão, titular da Vara Trabalhista de Arapiraca, também participou do evento e explicou aos professores como os assuntos da Justiça do Trabalho podem ser desenvolvidos de maneira prática dentro da sala de aula. As juízas Kellen Nakao e Anne Inojosa também contribuíram com o ciclo de palestras.
Para a procuradora do município de Arapiraca, Maryny Alves, que esteve presente representando a prefeita Célia Rocha, a capacitação para a formação de jovens alunos é de extrema importância. “Estamos orgulhosos em poder disponibilizar esse Programa. Podem ter certeza que estaremos acompanhando de perto todo o desenvolvimento das ações”, garantiu.
Sobre o TJC O TJC é uma iniciativa de construção de cidadania da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). O programa incentiva magistrados, membros do Ministério Público, advogados e professores a disseminar noções básicas de direitos fundamentais em escolas públicas do país. Em Alagoas o programa é realizado pela Amatra 19, com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região e da Prefeitura Municipal de Arapiraca. A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Arapiraca, Cláudia Lany Souza, também esteve presente ao seminário e afirmou que a instituição vai apoiar o programa.
* Texto e foto Ascom Amatra 19 (AL)