O Plenário do Senado Federal aprovou, na tarde desta quarta-feira (5/6), a indicação do advogado Luís Roberto Barroso para ocupar a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente da Anamatra, Paulo Luiz Schmidt, e o vice-presidente, Germano Siqueira, acompanharam a sabatina ocorrida hoje. O advogado foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para ocupar a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, que se aposentou compulsoriamente ao completar 70 anos.
No início da sabatina, o advogado falou sobre sua filosofia de vida e destacou que acredita na diversidade étnica, religiosa e política e também no respeito aos direitos humanos e fundamentais. “A verdade não tem dono. Cada um é feliz à sua maneira. Respeito e tenho consideração por todos que pensam diferente e que conseguem manifestar pacificamente essa divergência”, afirmou.
Para o presidente da Anamatra, Barroso reúne atributos profissionais e intelectuais de destaque para exercer as funções inerentes ao cargo. “Trata-se de um grande constitucionalista que, com sua experiência na Corte Suprema de nosso País, honrará as grandes responsabilidades advindas com o cargo”, afirmou Schmidt. O advogado atuou em importantes julgamentos no STF, a exemplo das ações que permitiram o uso de células-tronco embrionárias em pesquisas no País, a interrupção da gestação de fetos anencefálicos e a equiparação das uniões homoafetivas às uniões estáveis convencionais.
Luís Roberto Barroso foi conferencista em eventos promovidos pela Anamatra, a exemplo do 16º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), realizado em 2012 em João Pessoa (PB). O advogado também esteve na sede da entidade por ocasião da comemoração dos 20 anos da Constituição Federal em 2008, data na qual ministrou palestra (clique para assistir) e concedeu entrevista à TV Anamatra (clique para assistir).
* Com informações da Agência Senado e foto de Geraldo Magela