Um grupo de 30 professores de escolas públicas de ensino profissionalizante de Fortaleza participaram no final de abril III Seminário de Capacitação de Multiplicadores. Juízes, procuradores e advogados ensinaram aos professores noções básicas de Direito, que serão transmitidas aos alunos em sala de aula durante o ano. O treinamento integra o programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), da Anamatra, realizado no Ceará pela Amatra 7 (PE), pelo terceiro ano consecutivo, com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE).
Durante o treinamento, os professores receberam material didático e participaram de quatro atividades Amatra 7: dois módulos sobre noções de Direito do Trabalho, um sobre meios de acesso à justiça e outro sobre segurança e saúde do trabalhador e a atuação do Ministério Público do Trabalho. O seminário de capacitação faz parte da primeira fase do TJC.
Nas etapas seguintes, juízes e outros profissionais do Direito devem ir às escolas para dialogar com os alunos. Também estão previstas visitas dos estudantes a unidades do TRT/CE para conhecerem o funcionamento da Justiça do Trabalho. Por fim, haverá uma apresentação competitiva de trabalhos produzidos por alunos a uma comissão julgadora. Em 2013, três escolas de Fortaleza participam do TJC: Presidente Roosevelt, no Bairro Farias Brito; Dona Creusa Carmo Rocha, no Monte Castelo; e Miguel Gurgel, no Guajeru.
* Texto e fotos Ascom TRT 7