Encerrou-se hoje (3/5) a consulta feita pela Anamatra a seus associados para elaborar duas listas tríplices que serão entregues ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) para a escolha dos representantes da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Assim com ocorreu em 2007, 2009 e 2011, o sistema de consulta foi eletrônico, por meio do Espaço do Associado (área restrita do site da Anamatra). Ao todo 588 associados à Anamatra participaram da votação.
Dentre os candidatos do 1º grau foram mais votados os juízes João Alberto de Almeida da 3ª Região (324 votos), Bráulio Gabriel Gusmão da 9ª Região (244 votos) e Firmino Alves Lima da 15ª Região (234 votos). Já entre os magistrados do 2º grau foram mais votados os juízes Sérgio Pinto Martins da 2ª Região (231 votos), Flávio Portinho Sirangelo da 4ª Região (169 votos) e Vicente José Malheiros da Fonseca da 8ª Região (129 votos). Ao todo 16 magistrados de 2º grau e 33 de 1º grau compõem a lista do TST, cujos nomes e suas respectivas regiões ficaram disponíveis para receber votos dos associados à Anamatra.
“A Anamatra agradece a participação dos associados, muito importante para validar e incentivar a participação democrática das consultas a todos os magistrados do Trabalho quando da escolha de seus representantes no CNJ”, afirma o presidente da Anamatra, Renato Henry Sant’Anna. O magistrado lembra que o presidente do TST, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, quando de sua visita ao Conselho de Representantes da Anamatra, indicou que levaria em conta a consulta feita pela Anamatra. “Temos que reconhecer que se trata de um avanço democrático no sistema de escolha”, completa.