O programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) da Anamatra foi apresentado na tarde da última sexta-feira (08/03) aos juízes-alunos do 13º Curso de Formação Inicial da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). A turma conta com 73 alunos-juízes de 10 diferentes regiões brasileiras: 4ª (RS), 11ª (AM/RR), 14ª (AC/RO), 15ª (Campinas/SP), 16ª (MA), 19ª (AL), 20ª (SE), 21ª (RN), 23ª (MT) e 24ª (MS).
Coube ao juiz do Trabalho da 4ª Região Gustavo Vieira, integrante da Comissão Nacional do TJC, falar sobre as diretrizes e organização do programa. Os novos magistrados conheceram a iniciativa da Anamatra, quando foi exibido um vídeo revelando como essa atividade se desenvolve em nível nacional, além de receberem uma pasta contendo materiais distribuídos pelo Programa, a exemplo da Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos. A mesa foi coordenada pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho Alberto Bresciani e contou com a participação da juíza Noêmia Porto, presidente da Amatra 10 (DF e TO).
Além de falar sobre o funcionamento do TJC, Gustavo Vieira ressaltou o fato de os juízes estarem engajados em causas sociais. O magistrado relatou também sua experiência com o Programa que, desde a sua criação em 2005, já beneficiou cerca de 80 mil pessoas de escolas de ensino fundamental e médio, profissionalizantes, de jovens e adultos (Ejas), entidades da sociedade civil, entre outros.
Foto: Ascom/TST