O presidente da Anamatra, Renato Henry Sant’Anna, dirigentes da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e diversos magistrados do Trabalho e Federais foram recebidos na tarde desta quarta-feira (7/11) pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto. Durante o encontro, os magistrados reiteraram ao ministro a insatisfação da carreira com a falta de uma política remuneratória consistente.
A paralisação dos magistrados, que continua amanhã, tem adesão de 90% dos juízes do Trabalho em todo o Brasil. Os juízes irão aos fóruns, mas não realizarão audiências, que serão remarcadas. Apenas atos urgentes serão realizados.
O objetivo do movimento é chamar a atenção para a desvalorização da carrreira, que sofreu perdas remuneratórias de cerca de 30%, desde 2005, quando foi implantado o subsídio em parcela única. Os juízes também não participam da Semana Nacional de Conciliação do CNJ, de 7 a 14 de novembro, como forma de protesto à situação remuneratória. A mobilização tem também a adesão dos juízes federais, representados pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).