O presidente da Anamatra, Renato Henry Sant’Anna, o vice-presidente, Paulo Schmidt, e a presidenta da Amatra 21 (RN), Maria Rita Manzarra de Moura Garcia, estiveram com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e com os líderes do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e no Senado, Renan Calheiros. As agendas também tiveram participação de dirigentes da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e do diretor de Informática da Anamatra, Valter Pugliesi.
Em todos os encontros, os magistrados debateram com as autoridades assuntos institucionais da magistratura, dando enfoque à política salarial. Garibaldi, Alves e Calheiros mostraram-se dispostos a intermediar o diálogo junto ao Governo Federal.
Os dirigentes da Anamatra e da Ajufe explicaram que estão com os vencimentos defasados em cerca de 30% desde 2006 e que falta uma política remuneratória consistente para a magistratura. Além disso, os magistrados reafirmaram que a proposta do Governo Federal de parcelar apenas 15% em três vezes não é o suficiente para suprir as perdas de poder de compra da carreira.
Líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves, recebeu os magistrados
Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado, ouviu dirigentes da Anamatra e da Ajufe