Juízes aposentados marcaram presença no 12º Encontro Anual dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 10ª Região (DF e TO), organizado pela Amatra 10 e realizado de 3 a 7 de outubro em Santiago, no Chile. A diretora de Aposentados da Anamatra, Terezinha Kineipp, participou do evento e representou a associação nacional. “A alegria e o carinho dos seus líderes e de todos os participantes transformaram o evento em um importante veículo de congraçamento”, comentou a magistrada.
A diretora da Anamatra, que é associada da Amatra 10, fez parte da mesa de abertura do evento, representando a entidade nacional. Em seu pronunciamento, a magistrada defendeu "a união de ativos e aposentados no fortalecimento das associações na busca de um Poder Judiciário mais forte e do respeito e cumprimento dos direitos e prerrogativas da magistratura trabalhista."
O evento contou com relevantes discussões. Flávia Piovezan falou sobre direitos humanos, Álvaro Flores sobre a reforma laboral no Chile e o desembargador Brasilino Santos Ramos discorreu sobre o tema “Desafios às garantias judiciais dos direitos sociais: um diálogo entre as realidades brasileiras e chilenas”.
Dos 32 associados que estiveram no Chile, 5 eram aposentados: Alexandre Isaac, coordenador dos Aposentados da 10ª Região, o ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho Luciano de Castilho Pereira, Roberto Braz Iannini, Joana Vitória de Meiroz Grillo, além da diretora de aposentados da Anamatra, Terezinha Kineipp.
Programação cultural
Iannini, que residiu em Santiago por quatro anos e sendo regente de um coral no Brasil, prestou homenagem aos colegas chilenos cantando duas músicas, emocionando a todos no lanche oferecido ao final da visita feita aos "Juzgados Del Trabalho". “Desembargadores, juízes de primeiro grau e magistrados aposentados, com certeza, juntos, engrandeceram e fortaleceram a Amatra 10 no cumprimento da sua missão”, afirmou Terezinha.