Em um ato inédito do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF e TO), no último dia 4 de setembro, foi realizada Sessão Extraordinária, sob a presidência da desembargadora Elaine Machado Vasconcelos, para apreciação do pedido de aposentadoria da desembargadora Heloísa Pinto Marques, decana da Região. A diretora de Aposentados da Anamatra, Terezinha Kineipp, representou a entidade na sessão.
Heloísa é oriunda da 2ª Região (SP) e chegou em Brasília em 1982 para fazer parte da primeira composição do TRT-10, tendo sido a primeira mulher a presidir o Tribunal (1988/1990) e a primeira convocada para compor o Tribunal Superior do Trabalho.
A desembargadora busca a aposentadoria com grandes perspectivas nas áreas profissional e familiar, mantendo aquela vitalidade que sempre a moveu em tudo que fez e faz. A emoção da despedida de alguém que marcou a vida de cada um dos seus pares predominou durante toda a sessão, que durou duas horas e meia, com pronunciamentos cheios de admiração e carinho.
Heloísa Pinto Marques gravou seu nome na história da Justiça Trabalhista pela excelência do trabalho que prestou em quase 40 anos de magistratura.
No pronunciamento que fez em nome da Anamatra, a Diretora de Aposentados, Terezinha Kineipp, disse que " com a aposentadoria, concluímos uma etapa da vida, para termos a oportunidade de descobrir novos horizontes, com o direito de fazer novas opções sem as ansiedades da juventude. Alcançá-la é uma grande vitória".
"A aposentadoria merece cuidados não apenas quando consumada, mas desde o período que a antecede a fim de que ocorra de forma plena, sem medos e incertezas. Os magistrados ativos de hoje serão os aposentados de amanhã. Aposentados e ativos fazem parte de um mesmo corpo, com as mesmas expectativas", afirmou Terezinha.
A diretora de Aposentados também aproveitou a oportunidade para conclamar ativos e aposentados a ocuparem o seu espaço no fortalecimento de suas Amatras e da Anamatra na busca do respeito ao Poder Judiciário e na busca do respeito e cumprimento dos seus direitos e prerrogativas. "Juntos somos mais. Juntos poderemos mais".
Ao final, parabenizou a desembargadora Heloísa pela aposentadoria, parabenizando, também, à desembargora Elaine e ao TRT-10, "pela iniciativa de realizarem Sessão Extraordinária para apreciar o pedido de aposentadoria da magistrada, esperando que seja dada continuidade ao programa de valorização de juízes e servidores aposentados, já iniciado com tanto entusiasmo".