Aula de cidadania: TJC vai às escolas públicas do Rio grande do Sul

Amatra 4 (RS) e governo do Estado formalizam parceria para levar o Programa aos estudantes gaúchos
Nesta segunda-feira (11/6) a Amatra 4 (RS) e o governo do Estado do Rio Grande do Sul formalizaram termo de cooperação que oficializa o desenvolvimento do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) nas escolas públicas do estado.

A parceria foi firmada em solenidade que lotou a sede da Associação. Presentes magistrados, professores, alunos, representantes de entidades de classe e jornalistas. Assinaram o termo de cooperação o presidente da Amatra 4, Marcos Fagundes Salomão, o Coordenador Nacional do TJC, juiz do Trabalho Gustavo Fontoura Vieira, a Coordenadora do Programa na 4ª Região, juíza do Trabalho Carolina Hostyn Gralha Beck, e o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira.

Na abertura da cerimônia, a juíza Carolina Gralha Beck, que também é integrante da diretoria da Amatra 4, fez a apresentação das diretrizes do Programa e manifestou seu agradecimento a todos que colaboraram para que ele alcançasse este novo estágio de efetivação.

Na oportunidade, Marcos Salomão, destacou a felicidade pessoal por ver mais este estágio do TJC concretizado ainda durante sua gestão - que se encerra no próximo dia 15 de junho. Salomão lembrou o quanto este projeto é encantador e sua relevância para o pleno exercício da cidadania. Antes de finalizar, o dirigente elogiou o engajamento dos juízes Gustavo e Carolina em prol do TJC, lembrando que a instituição do Programa nas escolas gaúchas provém, em grande parte, da iniciativa e do trabalho de ambos.

Na mesma linha, o secretário Fabiano Pereira expressou seus elogios aos dois magistrados que, segundo frisou, se empenham para que o TJC tenha sucesso. O representante do Executivo do RS também agradeceu à imprensa (que se fez representada por expressivo número de jornalistas ao evento), destacando a importância do registro jornalístico de ações positivas como esta. O secretário ainda mencionou o avanço significativo do trabalho conjunto entre a Amatra 4 e sua pasta que está por vir: a implantação do Programa na Fundação de Atendimento Sócio – Educativo (Fase). “O trabalho da Amatra vai contribuir em muito no sentido de dar uma outra oportunidade para estes jovens”, referiu, destacando que a iniciativa dos juízes do Trabalho de saírem de seus espaços para conversar com estes jovens adolescentes é algo de valor inestimável.

Ao finalizar a série de pronunciamentos, o juiz do Trabalho Gustavo Fontoura Vieira se mostrou feliz e emocionado por acreditar que, de alguma forma, “participamos de uma semeadura e agora colhemos os frutos”. Ele lembrou que o TJC se solidifica e consolida no Brasil, sendo que até o momento mais de 80 mil alunos já vivenciaram o projeto em todo o País.

Para ele, ao participar de iniciativas como o TJC, o juiz se legitima por estar próximo da sociedade para repassar o que aprendeu. “Temos o compromisso com a sociedade de levar o nosso conhecimento”, salientou o magistrado. Para Gustavo Vieira, na outra ponta desta relação, o Programa tem ainda o poder de transformar os magistrados que dele participam. “Depois de passar pelo TJC, o juiz não é mais o mesmo, pois recebemos muito mais do que damos”, complementou.

Apresentação dos alunos
Após a assinatura do termo, alunos que fizeram parte de um projeto-piloto realizado pela Amatra 4 em 2011 na Escola Estadual Toyama, fizeram uma inspirada apresentação sobre os conhecimentos adquiridos a partir do TJC.