A juíza Rosemeire Fernandes, da Comissão Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), participau no dia 29 de maio, em Paulo Afonso (BA), do seminário de encerramento da 4ª edição da Caravana Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil . Tendo como público-alvo crianças e jovens do Território de Identidade de Itaparica, formado pelos municípios baianos de Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé, Paulo Afonso e Rodelas, a Caravana, assim como nas edições anteriores, levou a bandeira: “Por uma Bahia Livre do Trabalho Infantil – Um Pacto Pela Infância e Pela Vida”.
Durante o evento, foram distribuídas exemplares da Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos, instrumento do Programa TJC, da Anamatra. Os participantes também receberam noções sobre práticas pela erradicação do trabalho infantil. “Destaquei a importância da educação para o combate ao trabalho infantil e da conscientização, tanto daqueles que ofertam o trabalho infantil (famílias de crianças carentes), tanto daqueles que se utilizam dessa mão-de-obra”, relatou a Rosemeire Fernandes.
Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e apoiada pela Secretaria para Assuntos Internacionais (Serinter), a 4ª edição da Caravana teve como foco a retirada de crianças do trabalho de qualquer natureza. A escolha do Território de Identidade de Itaparica pelo Governo do Estado foi feita com base no alto índice de trabalho infantil na região e ausência dos serviços do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).