A diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Sandra Bertelli, e magistrados integrantes da Comissão Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) reuniram-se ontem (7/12) com o diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), ministro Aloysio Corrêa da Veiga. Participaram a coordenadora nacional, Eliete Telles, e os juízes Gustavo Vieira e Rosemeire Fernandes.
Na ocasião, os magistrados entregaram ao ministro um estojo com o material institucional utilizado pelo TJC, incluindo o vídeo do Programa, a Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos e a Cartilha do Direito Internacional do Trabalho em quatro idiomas: português, inglês, francês e espanhol.
Ao reconhecer a importância do Programa, que já beneficiou mais de 50 mil jovens e trabalhadores, além de envolver mais de cinco mil professores em várias partes do Brasil, o ministro Aloysio Veiga considerou necessária para a formação do juiz a participação em ações de cidadania. O ministro ainda destacou que a Enamat e a Anamatra podem desenvolver ações conjuntas nos cursos de formação inicial e de formação continuada dos magistrados do Trabalho, para aperfeiçoamento das atividades do juiz-cidadão.
Para a diretora da Anamatra Sandra Bertelli, o envolvimento de cada vez mais juízes do Trabalho será de grande importância para o Programa. “Estou certa de que poderemos expandir ainda mais as nossas atividades e beneficiar um número maior de pessoas”.
O juiz Gustavo Vieira, membro da Comissão Nacional do TJC, aceitou convite para ministrar aula relativa ao Programa na próxima turma de formação de novos juízes em março de 2012, a exemplo do que já ocorreu em 2009, quando magistrados receberam informações de ações de cidadania e estímulo ao trabalho social.