A Anamatra celebrou, na noite desta quarta-feira (7/12), 35 anos de fundação. A solenidade foi realizada em Brasília e contou com a presença de autoridades dos Três Poderes. “É uma honra estar aqui como presidente da Anamatra neste momento”, disse o presidente da entidade, Renato Henry Sant’Anna, na abertura do evento.
“Dezembro é época de fechar o ano, um ano que foi difícil para nós e ainda está sendo. Por isso, peço que hoje aqui haja congraçamento entre vocês, para que ainda tenhamos força para enfrentar as lutas até o fim do ano, no Congresso e nas outras frente de atuação da Anamatra”, completou Sant’Anna. Depois do discurso do presidente da Associação, os convidados assistiram ao vídeo institucional da Anamatra.
A solenidade contou com a presença de diversos fundadores da entidade, entre eles o seu primeiro presidente, ministro Ronaldo Lopes Leal (Amatra 4/RS), que destacou que ao longo destes 35 anos a atuação e o propósito da Anamatra mudaram bastante, tendo em vista que as condições sociais, políticas e econômicas do País são outras. “Hoje não temos mais uma associação que luta apenas pelos interesses da categoria. Hoje a Anamatra defende os direitos humanos e das minorias”, afirmou o magistrado.
Leal foi homenageado com uma medalha, assim como Genésio Vivâncio Solano Sobrinho (Amatra 15/Campinas e Região), Horácio de Senna Pires (Amatra 5/BA), Marilda Izique Chebabi (Amatra 15/Campinas e Região) e Vicente José Malheiros da Fonseca (Amatra 8/PA).
Além disso, também foram homenageados os ex-presidentes da Anamatra presentes à solenidade: Antonio Carlos Facioli Chedid, Cáudio José Montesso, Fernando Américo Veiga Damasceno, Grijalbo Fernandes Coutinho, Gustavo Tadeu Alkmim, Hugo Cavalcanti Melo Filho, Ilce Marques de Carvalho, Ivanildo da Cunha Andrade e Luciano Athayde Chaves.
Todas as 24 Amatras, assim como todos os membros da atual diretoria da Anamatra, também receberam homenagens – placas e medalhas – pelos 35 anos de existência da entidade.
Lançamento
Ainda durante a solenidade, o juiz auxiliar do Tribunal Superior do Trabalho e ex-diretor de Direitos Humanos da Anamatra, Marcos Fava, lançou a reedição do livro publicado pela Anamatra “Trabalho Escravo Contemporâneo: o desafio de superar a negação”, organizado por ele e pelos juízes Andréa Nocchi e Gabriel Napoleão Velloso Filho.
Conselho de Representantes da Anamatra, formado pelos presidentes das 24 Amatras
Atual diretoria da Anamatra (2011/2013)
Fundadores e representantes de fundadores da Anamatra