TJC: Amatra 10 realiza culminância

Cerca de mil alunos lotaram o Teatro Nacional de Brasília para apresentações culturais com temas que envolvem Direito do Trabalho e Direitos
Dramaturgia, teatro de fantoches, vídeos e apresentações musicais marcaram a culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) no Distrito Federal. O evento foi realizado nesta segunda-feira (5/12) na sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, em Brasília, e contou com a presença de cerca de mil alunos e professores do Plano Piloto, Cruzeiro, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Gama. O diretor Financeiro da Anamatra, Gilberto Leitão, prestigiou o evento, organizado pelo coordenador regional do TJC, Leador Machado, e pela Amatra 10 (DF e TO).
 
Os estudantes mostraram por meio das apresentações o que aprenderam com o TJC. Foram abordados temas como trabalho infantil, trabalho escravo, 13º salário, PIS, FGTS, licença-maternidade e segurança no trabalho. Um grupo de alunos fez uma paródia com a música “Aí já era”, da dupla sertaneja Jorge&Mateus. “O fundo de garantia é um direito seu... Depositar, todo mês, 8% do salário, incluindo hora extra”, dizia a letra escrita pelos jovens.
 
Ao fim das apresentações culturais, a presidente da Amatra 10, Noemia Porto, ressaltou a importância que o TJC tem não só para sociedade, mas também para a associação. “Este é o principal projeto da Amatra 10. E não é desmerecendo os demais, mas é que este projeto nos possibilita ver o que estou vendo hoje, que é o Judiciário se unindo à sociedade”, disse. “Está sendo concretizada aqui a verdadeira cultura dos Direitos Humanos”, completou a magistrada.
 
Para encerrar a culminância, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro tocou para os alunos sob a regência do maestro Cláudio Cohen, que aproveitou para explicar aos jovens algumas curiosidades sobre uma orquestra sinfônica.
 
O evento contou com a presença de diversos juízes e desembargadores, além de representantes da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Além das apresentações culturais, trabalhos manuais como cartazes, jogos e maquetes produzidas pelos alunos ficaram expostas na entrada do teatro.

 

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra