Nesta terça-feira (08/11), juízes do Trabalho de Pernambuco “trocaram” as audiências pela sala de aula. Eles estiveram na Escola Lions de Parnamirim, em Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, para conversar e tirar dúvidas dos estudantes sobre questões ligadas ao Direito e à Justiça no País.
A visita aos estudantes integra o calendário de atividades do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), da Anamatra, desenvolvido em Pernambuco desde 2005 sob a coordenação da Amatra 6 (PE).
Antes da etapa de encontros dos juízes com os alunos, o Programa capacitou 30 professores e diretores das instituições atendidas com noções de Direito, Ética e Cidadania. Todo esse conteúdo vem sendo repassado aos estudantes, de forma multidisciplinar, ao longo do ano letivo.
“A principal missão do TJC é garantir que os cidadãos conheçam seus direitos e possam ter acesso à Justiça, como previsto na Constituição”, explica a presidente da Amatra 6, Luciana Conforti, destacando que o Programa, desenvolvido de forma pioneira no estado, é também uma forma de estreitar os laços entre o Judiciário e a comunidade, mostrando, especialmente aos jovens, que a Justiça é uma ferramenta acessível a todos”.
TJC em Pernambuco - Ao todo, mais de 40 colégios já foram beneficiados pelo Programa TJC em Pernambuco. Na lista deste ciclo estão, além da Lions de Parnamirim, as escolas Professor Motta e Albuquerque, na Tamarineira; João Barbalho, na Boa Vista; Maria Amália e Erundina Negreiros, na Macaxeira; e Governador Barbosa Lima, nas Graças.