Juízes do Trabalho do Ceará, advogados trabalhistas e servidores do Poder Judiciário visitaram a Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira nesta quinta-feira (1/9) para tirar dúvidas sobre o conhecimento adquiridos em sala de aula pelos alunos nas áreas de direito, ética e cidadania, desde março deste ano. Ao todo, serão beneficiados diretamente mais de três mil alunos cearenses com o Programa de seis escolas profissionalizantes do Estado.
A ação faz parte do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, uma ação solidária de iniciativa da Anamatra, que no Ceará é desenvolvida pela Amatra 7. O presidente da entidade, Paulo Régis Botelho, foi um dos participantes da visita à escola, na qual reforçou aos alunos a importância deles para o real cumprimento das leis trabalhistas.
Um dos alunos beneficiados com o conteúdo ensinado no Programa foi Alisson Araújo, do primeiro ano do curso de Técnico de Segurança do Trabalho. “Esse curso é importante não só para mim, mas para que eu possa orientar os trabalhadores no canteiro de obra, uma vez que como Técnico de Segurança do Trabalho eu vou trabalhar com muitos operários, ensinando a eles, agora, não só sobre a importância da segurança, mas também sobre seus direitos e deveres como trabalhador”.
A aluna Karla Yanca, também do curso Técnico de Segurança do Trabalho, reforçou sobre a necessidade de que os alunos conhecessem não só seus direitos, mas também seus deveres. Um desses deveres é a obrigatoriedade dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s, como é o caso das luvas, capacetes e protetores de ouvido. “Muitos trabalhadores se recusam a usar esses equipamentos, mas ele precisa saber que é um dever dele, uma obrigação. Caso ele não use, poderá ser considerado culpado em caso de um acidente trabalhista e responder até mesmo a um Processo Penal”, explicou.
As próximas atividades do TJC no Ceará acontecerão nos meses de outubro e novembro, quando os alunos irão visitar áreas do Sistema de Justiça, como o Fórum e o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará. O Programa se encerra com a apresentação de trabalhos sobre o conteúdo ensinado e a escolha dos melhores alunos, que serão premiados.