TV Brasil: Diretor da Anamatra comenta dados do Justiça em Números

Vitor Yamada opinou que morosidade é provocada pela falta de estrutura adequada do Poder Judiciário brasileiro

O diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos da Anamatra, Vitor Yamada, concedeu entrevista ao programa Repórter Brasil, veiculado pela TV Brasil, na manhã desta terça-feira (30/8). O magistrado falou aos telespectadores sobre o excesso de processos nos tribunais brasileiros, constatado pelo relatório Justiça em Números, elaborado anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo os dados de 2010, de cada 100 processos, apenas 30 foram concluídos.

Para o juiz, o aspecto que precisa ser revisto para maior efetividade da Justiça brasileira é a estrutura. “A dificuldade maior é a falta de estrutura. Com o que nós temos hoje [no Judiciário] é possível paliativamente minimizar o problema. Resolver, só com aumento de estrutura, para deixar no mínimo adequado à demanda que a cada ano aumenta”, explicou Yamada.

De acordo com  Vitor Yamada, também é importante focar na questão jurisdicional. “Nós temos hoje uma área administrativa muito grande e com pouco foco na atividade-fim, que é justamente o julgamento dos processos”, destacou.

Para assistir a íntegra da entrevista, clique aqui.



 

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra