TJC: Sergipe realiza segundo seminário de capacitação de multiplicadores

Diretor de Direitos Humanos da Anamatra, Marcos Fava, é um dos palestrantes
O TRT de Sergipe e a AMATRA 20 promovem, hoje (21/07) e amanhã (22/07), o II Seminário de Capacitação de Multiplicadores do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). Depois de passar pelo município de Maruim no mês de abril, o evento chega a Aracaju em parceria com o SESI, dirigido aos profissionais do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do 1° ao 3° ano do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Capacitará cerca de 100 professores e pedagogos para a difusão, nas comunidades escolares, de noções básicas de direito, ética, justiça e cidadania. As atividades acontecem no Centro de Educação do Ensino Médio Jair Meneguelli (CEFEM/SESI).
 
As conferências serão abertas aos professores por Ana Elizabeth Costa Gomes, do Núcleo de Educação em Direitos  Humanos da Bahia, com o tema `A Educação em Direitos Humanos`. Darão continuidade com o diretor de Direitos Humanos da Anamatra, Marcos Neves Fava,  que falará sobre o `TJC: Contribuição para a Educação em Direitos Humanos` e seguirão nos próximos dois dias com palestras tematizadas sobre noções de ética, direito dos trabalhadores, direitos humanos e assuntos que contribuam para a conscientização dos cidadãos e democratização do Poder Judiciário.
 
O II Seminário dará continuidade e consolidará o desenvolvimento do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) ampliando o conhecimento para um número maior de profissionais docentes através das conferências realizadas nos próximos dias. “Além das palestras que serão realizadas, a novidade é que a Cartilha do Trabalhador em quadrinhos será detalhada pelos magistrados e servidores aos professores e pedagogos participantes do II Seminário”, explica o juiz do Trabalho Luiz Manoel Andrade Meneses, coordenador do programa TJC. A Cartilha do Trabalhador é um material de linguagem simples e atrativa criado para divulgar os direitos básicos dos trabalhadores, fortalecer a cidadania e aproximar o Judiciário da sociedade.
 
A implantação do programa TJC em Sergipe faz parte do Planejamento Estratégico do TRT e está entre as metas do Poder Judiciário para o ano de 2011. (Meta 4 – implantar pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos).
 
Depois dos conhecimentos adquiridos no seminário, os profissionais expandirão os assuntos para cerca de 2.200 alunos de três escolas do SESI na capital, o que culminará em apresentações criativas para a comunidade local e jurídica. Veja a programação completa do II Seminário de Capacitação de Multiplicadores do TJC:
 
 
 
 

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra