O programa da Anamatra Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) está em plena expansão no Distrito Federal e cidades do entorno na capital federal, onde é realizado pela Amatra 10 (DF e TO), sob a coordenação do juiz Leador Machado.
Um exemplo desse crescimento foi o convênio firmado pela Amatra 10 com a Secretaria de Educação do DF no último dia 20 de junho, nas dependências do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. O convênio permitirá a aplicação do Programa nas escolas públicas (inclusive nas Escolas para Jovens e Adultos – EJA`s) já no próximo semestre deste ano.
Na cerimônia que marcou a assinatura do convênio, cerca de 30 adolescentes e aprendizes, que já foram beneficiados pelo Programa no Gama –DF , apresentaram atividades musicais, tendo como conteúdo a Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos. A assinatura do convênio contou com a presença da presidenta de Amatra 10 (DF e TO), Noemia Porto, e dos presidente e vice-presidente do TRT 10, respectivamente desembargadores Ricardo Machado e Elaine Vasconcelos. A procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, Daniela Varandas, também participou do evento, além de diversos professores da rede pública e das escolas profissionalizantes já atingidas pelo Programa.
Para a presidente da Amatra 10, é importante constatar que os jovens que tiveram contato com o Programa incorporaram ao seu linguajar importantes expressões como cidadania, trabalho, tribunal, juízes, justiça, combate ao trabalho escravo, combate ao trabalho infantil, direitos e deveres. “O vocabulário acaba por expressar uma proximidade, uma identificação com a prática da justiça. De todo modo, é certo que, a pretexto de ensinar, os juízes voluntários aprendem muito no contato com os estudantes e com a realidade por eles vivenciada em torno do mundo do trabalho”, ressaltou Noemia Porto.
Sensibilização. No dia 16 de junho, a Escola de Aperfeiçoamento de Professores (Enap) recebeu magistrados para uma atividade de sensibilização do Programa junto aos coordenadores das escolas públicas do Distrito Federal, que tiveram a oportunidade de conhecer a finalidade do TJC e sua forma de aplicação. Participaram do evento na Enap o coordenador do TJC na Amatra 10, Leador Machado, e as magistradas da 10ª Região Rejane Wagnitz, vice-presidente da entidade, e Terezinha Kineipp, diretora de aposentados da Anamatra.