No primeiro dia de mandato, o presidente e o vice-presidente da Anamatra, respectivamente Renato Sant’Anna e Paulo Schmidt, participaram de reunião com integrantes da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público da União. No encontro, realizado na sede da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), os magistrados e membros do MP discutiram assuntos de interesse das duas carreiras.
Entre as matérias discutidas estiveram propostas legislativas afetas às duas carreiras, entre elas a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 5/2011), que estabelece que o presidente da República, o vice-presidente, os ministros de Estado, os senadores e os deputados federais tenham subsídios idênticos aos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
A Frente também tratou das propostas que visam a aumentar o número de membros do Ministério Público Estadual no Conselho Nacional do Ministério Público e do número de membros da Justiça Estadual no Conselho Nacional de Justiça, respectivamente PECs 7/2011 e 9/2011.
A mobilização da Frente pela aprovação dos Projetos de Lei (PLs) 7749/2010, que se refere à recomposição do valor dos subsídios dos ministros do STF, e do 7753/2010, que trata da revisão dos subsídios do procurador-geral da República, também foi discutida durante o encontro.
Participaram da reunião, além do presidente da Anamatra, os presidentes da ANPT, Sebastião Caixeta, da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), Marcelo Weitzel, da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, da Associação Nacional dos Procuradores da Republica (ANPR), Alexandre Camanho de Assis, da Associação Nacional do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), Antonio Marcos Dezan, da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis DF), Gilmar Tadeu Soriano.