Os magistrados do trabalho aposentados receberam um convite na manhã do último domingo (1º/05). A coordenadora nacional do Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC), Eliete Telles, convidou todos a fazerem parte do projeto. “Queremos a adesão de vocês! O TJC fica mais regular quando tem o apoio de um colega aposentado”, conclamou a juíza, que também é aposentada.
O vice-presidente da Anamatra e recém eleito presidente para o biênio 2011/2013, Renato Sant’Anna, aproveitou para também chamar os aposentados a integrarem o TJC em seus estados. “Hoje, dia 1º de maio, não teria data mais emblemática para falarmos do Programa”, lembrou. “Eu tenho o vídeo do TJC na minha mochila e sempre mostro nos lugares em que vejo que a Justiça do Trabalho está sendo maltratada. Isso serve, também, para mostrar que a Anamatra não está preocupada só com subsídios”, destacou.
Eliete apresentou aos aposentados o vídeo institucional do Programa e explicou a Cartilha do Trabalhador em quadrinhos, que está em processo de tradução para o inglês, francês e espanhol por causa de um convênio assinado entre a Anamatra e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). “Constatamos que os quadrinhos eram a melhor forma de fazer chegar os direitos ao trabalhador. È simples e a linguagem é coloquial”, explicou.
“Espero a adesão de vocês nos seus estados. Vamos ajudar o Brasil com esta dívida histórica com a cidadania”, finalizou Eliete. Ao final da exposição, uma lista foi passada para que os aposentados pudessem fazer a adesão ao TJC.
A desembargadora aposentada da 17ª Região (ES) Maria Francisca dos Santos Lacerda participou da mesa e aproveitou a oportunidade para dar o testemunho do TJC no estado do Espírito Santo. “Pela alegria da Eliete podemos ver o bem que esse programa faz para a gente”, declarou.