A diretora de aposentados da Anamatra, Cristina Valero, e o presidente da Amatra 1 (RJ), André Villela, estiveram ontem (29/03) em audiência com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da presidência da República, Maria do Rosário.
Na ocasião, a ministra recebeu convite para proferir conferência de abertura do seminário “Trabalho Precoce e Direitos Humanos – A exploração sexual de crianças e adolescentes e o trabalho artístico como obstáculos ao desenvolvimento saudável e à cidadania”, evento que Anamatra, a Amatra 1 e a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) promoverão de 16 a 18 de maio no Rio de Janeiro.
Durante o encontro, o grupo também discutiu questões atinentes aos temas que serão abordados no evento. “Nós somos parte do Estado e temos ligação direta com a sociedade”, afirmou a ministra aos juízes e procuradores do Trabalho, ressaltando a que o combate ao trabalho infantil como um todo e, de forma mais específica, à exploração sexual infantil, necessitam de uma atenção especial. Maria do Rosário sugeriu a criação de um grupo de trabalho na Secretaria com a parceria de entidades como a Anamatra e a ANPT para discutir o assunto com mais profundidade.
Também participaram da reunião o presidente, vice-presidente e diretor da ANPT, respectivamente, Sebastião Vieira Caixeta, Carlos Eduardo de Azevedo e Maurício Correia de Melo, e o procurador do Trabalho e coordenador da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Trabalho (MPT), Rafael Dias Marques.