Uma das universidades mais antigas da história e de onde surgiram os primeiros bacharéis em Direito do Brasil, a Universidade de Coimbra recebeu nesta quarta-feira (16/3) a visita de magistrados que participam do 6º Congresso Internacional da Anamatra em Portugal, evento que se estenderá até a próxima sexta-feira.
O presidente da Anamatra, Luciano Athayde Chaves, dirigentes da entidade, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, e a ministra do Tribunal Superior do Trabalho Kátia Magalhães Arruda e alguns congressistas foram recepcionados no antigo salão do senado da Universidade pelo vice-reitor da área de relações internacionais da instituição, Joaquim Ramos de Carvalho. O vice-reitor recebeu placa de homenagem da Anamatra pelo apoio oferecido pela Universidade de Coimbra ao Congresso. O professor do Centro de Estudos Sociais (CES) da Faculdade de Economia Paulo Peixoto também recepcionou os magistrados e foi homenageado com uma placa.
Os congressistas tiveram a oportunidade de visitar as dependências da Universidade, que possui oito faculdades diferentes e 20 mil estudantes, e representa uma das mais importantes instituições e centros de pesquisa da Europa, além de abrigar acervo histórico datado de sua criação, ainda no século XIII.
Os magistrados também foram recebidos pelo diretor da Faculdade de Direito da Universidade, Antonio dos Santos Justus, que relatou detalhes da história da instituição e dos muitos juristas brasileiros que por lá passaram e ressaltou as importantes relações entre Brasil e Portugal, o que inclui a afinidade de suas letras jurídicas. “Aqui é a nossa segunda casa, portanto, não sejam estrangeiros aqui, sejam brasileiros, porque ser brasileiro é ser português, porque os portugueses também são brasileiros”, afirmou.
“As letras jurídicas do Brasil devem muito a estas paredes, a este terreno e a todos os que aqui produziram a ciência que fundou as diversas faculdades de Direito brasileiras. A nossa presença aqui não é apenas institucional, mas espiritual, que sintetiza tudo o que a Universidade de Coimbra e a Faculdade de Direito representa para esta geração de magistrados”, disse o presidente da Anamatra ao ressaltar a importância da Faculdade de Direito para o Brasil e entregar uma placa de homenagem ao diretor.